Fuja da falta de atenção
Seja
natural, desperte a curiosidade, faça perguntas. Evite o negativismo, demonstre
ânimo, confiança e entusiasmo ao falar, destaque os pontos positivos.
Evite ataques pessoais
Críticas
devem ser feitas de forma individual, jamais em grupo. As discussões devem se
restringir ao campo profissional. Procure conhecer o que público alvo pensa a
respeito do assunto, use os conceitos da autoestima e da empatia para acabar
com o preconceito.
Não fale em demasia
Objetividade
e clareza são dois atributos importantes na comunicação. Não use palavras
difíceis, a simplicidade facilita o entendimento, portanto use palavras e
expressões de sentido comum. Fale uma linguagem adequada aos ouvintes,
exemplifique e ilustre.
Não seja Parcial
Seja
imparcial mesmo que discordem de suas ideias, ou seja, não leve a discussão
para o campo pessoal, não tome partido e tenha calma, principalmente com
aqueles que não entendem do assunto tratado. Não interrompa quem está falando,
ouça com atenção.
Mantenha o equilíbrio emocional
Seja racional ao debater,
emita sua opinião sem discursos e transmita segurança nas orientações. Elimine
as tensões e as situações complicadas fazendo uso de seu senso de humor,
deixando as pessoas à vontade, mas seja sério, quando for preciso.
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