domingo, 28 de abril de 2013

A Prática da Comunicação Pessoal

Fuja da falta de atenção
Seja natural, desperte a curiosidade, faça perguntas. Evite o negativismo, demonstre ânimo, confiança e entusiasmo ao falar, destaque os pontos positivos. 

Evite ataques pessoais
Críticas devem ser feitas de forma individual, jamais em grupo. As discussões devem se restringir ao campo profissional. Procure conhecer o que público alvo pensa a respeito do assunto, use os conceitos da autoestima e da empatia para acabar com o preconceito.

Não fale em demasia
Objetividade e clareza são dois atributos importantes na comunicação. Não use palavras difíceis, a simplicidade facilita o entendimento, portanto use palavras e expressões de sentido comum. Fale uma linguagem adequada aos ouvintes, exemplifique e ilustre.

Não seja Parcial
Seja imparcial mesmo que discordem de suas ideias, ou seja, não leve a discussão para o campo pessoal, não tome partido e tenha calma, principalmente com aqueles que não entendem do assunto tratado. Não interrompa quem está falando, ouça com atenção.

Mantenha o equilíbrio emocional
Seja racional ao debater, emita sua opinião sem discursos e transmita segurança nas orientações. Elimine as tensões e as situações complicadas fazendo uso de seu senso de humor, deixando as pessoas à vontade, mas seja sério, quando for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário