sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Prática da Sabedoria

Sabedoria é a capacidade que o líder possui de entender que ele está sujeito a falhas, erros e omissões, decorrentes de sua natureza humana. Neste contexto estas fraquezas devem ser admitidas, corrigidas e melhoradas de modo que esta transformação de comportamento o coloque no patamar da humildade, reconhecendo que o seu crescimento pessoal e profissional depende de uma liderança baseada na sabedoria, onde o conhecimento técnico é apenas um mero detalhe. O verdadeiro líder percebe que a sabedoria por ser pura, pacífica, indulgente, tratável, imparcial, deve ser usada para aprender, enquanto que o ensino para entender as palavras da inteligência. A sabedoria é o escudo para o que líder caminhe na sinceridade, pois quando a encontra ele adquire conhecimento, pois ela oferece um lucro maior do que a prata, rende mais do que o mais fino ouro, é mais preciosa do que pérolas e tudo que se pode desejar não é comparável a ela. O líder rico em sabedoria, não recebe um salário e bônus ilusórios, mas sim uma recompensa verdadeira. O líder sábio não se engrandeça e não sobrepuje a inteligência de seus pares e subordinados, pois ele sabe que na muita sabedoria há enfado e tristeza. Ela habita com a prudência, dispõe de conhecimentos e conselhos, sendo facilmente encontrada nos lábios dos líderes prudentes, cujas palavras são como aguilhões e pregos bem fixados. Portanto ele modera os lábios, pois no muito falar não falta transgressão. O seu proveito dá vida ao seu possuidor. Ao invés de contemplar o poder, passa a contemplar a sabedoria, que é mais valiosa do que a estultícia. O líder deve se alimentar e beber do seu trabalho de forma comedida, pois ele não precisa de pompa e ostentação, mas apenas de paz interior, empenho e dedicação, o resto é consequência. Uma equipe não se importa de ouvir a repreensão de um líder sábio, porém ela não suporta um líder tolo.  

"Um ponto importante da sabedoria de vida consiste na proporção correta com a qual dedicamos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos; outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados." (Schopenhauer)

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." (Confúcio)

"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder." (Lao- Tsé).

Nenhum comentário:

Postar um comentário