sábado, 27 de abril de 2013

A Prática do Contato Físico

O líder deve manter permanente contato com a equipe a fim de obter uma impressão, formular uma opinião e assim tomar uma decisão. Por meio da convivência diária natural e espontânea com todos os níveis hierárquicos ele cria vínculos emocionais e afetivos, onde as experiências memoráveis vivenciadas permitirão captar de forma assertiva as necessidades e expectativas de sua equipe. O simples contato físico expressado por meio de um elogio, um aperto de mão ou até mesmo um abraço, transmite a ideia de que as pessoas sempre podem contar com o apoio incondicional do líder, pois o que elas mais querem é poder desfrutar da sensação de segurança diante das diversas situações e incertezas que moldam o ambiente e mercado de trabalho. Mesmo na frieza do mundo corporativo todos desejam um ombro e uma palavra amiga, ou seja, as pessoas necessitam sentir a presença física da liderança, afinal problema de liderado é problema de líder. Assim, fica muito mais fácil para ele entender como as pessoas se comportam, captando suas percepções e emoções, para que desta maneira ele possa alocar as pessoas certas nos lugares certos, manter a unidade de sua equipe e usar o aprendizado diário para acompanhar, monitorar, orientar, atender ou impor limites aos diferentes anseios de seus liderados, as quais terão influencia direta no comportamento de cada um. O líder precisa bater de porta em porta, conversar frente a frente, estimulando a manutenção do contato físico nas relações profissionais, as quais são repletas de interfaces e naturalmente desgastantes, necessitando de monitoramento diário para que a comunicação, órgão vital para o entendimento, permaneça nas linhas e não nas entrelinhas.

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