Negociar implica em fazer concessões, o que
naturalmente não é uma tarefa fácil, pois como não estamos habituados a ceder,
interpretamos este ato como uma derrota ou uma incapacidade de persuasão. Na
verdade não há perdedores ou vencedores, mas sim a sensação de que o bom senso,
a equidade e o equilíbrio prevaleceram em prol da realização do negócio. É preciso entender e reconhecer que ambos os
lados merecem oportunidades iguais, que certamente resultarão em uma fidelidade
pautada pelo respeito mútuo. Partindo deste pressuposto, não se pode abandonar
a mesa de negociação sem que as diferenças ou os problemas de difícil solução
sejam resolvidos. Manter o equilíbrio emocional, não elevar ou alterar o tom de
voz, conhecer as necessidades e dificuldades do outro, bem como saber recuar ou
retroceder, são fatores fundamentais para que uma negociação se reflita em um
caso de sucesso. Ela é o poder autoritário cedendo espaço ao poder
compartilhado. Negociar é ceder, é concentrar-se nas pessoas, buscando
informações sobre a equipe e não somente sobre os objetivos e metas. Ter uma
visão sistêmica enxergando fatos, dados, interesses, sentimentos e valores. Usar
a empatia, um dos valores mais importantes, que prega o ouvir, para ser ouvido,
respeitar para ser respeitado. Focar nos interesses da equipe, buscando a
solução do problema. Procurar desenvolver um vínculo duradouro, que vá além de atingir resultados. Caminhar para a solução do problema, pois todos os problemas são problemas de
todos, mas o problema da equipe que você escolheu é teu. O maior erro é fugir
do problema, usando de desculpas, subterfúgios ou até mesmo transferindo a responsabilidade
para a equipe ou para o cliente. Entre de cabeça na solução do problema. Troque
propostas, pois uma parceria somente é boa quando for boa para ambas as partes.
Havendo impasse, busque, sugira alternativas. Procure facilitar o sim e dificultar
o não. Não existem problemas, mas oportunidades de melhorias. Pergunte se você
está na solução do problema para atender os anseios da equipe. Seja ético, sem
manhas e artimanhas, com linhas e sem entrelinhas. Uma relação duradoura é
baseada na confiança, benefício e respeito mútuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário