domingo, 28 de abril de 2013

A Prática da Comunicação Telefônica

Haja de bate pronto
Atenda qualquer chamada no máximo ao terceiro toque. Além de educado, isto evita que o seu interlocutor perca tempo e você também. Sucessivos toques tiram o poder de concentração reduzindo a produtividade.

Atenda cordialmente
Seja educado, solícito e preciso ao atender qualquer chamada, de modo que a pessoa possa obter a informação desejada prontamente. Assim, no mínimo informe qual é a empresa, o departamento, o atendente e a saudação de atendimento.

Não jogue conversa fora
Não caia na tentação de falar com diversas pessoas ao mesmo tempo, usando diferentes telefones, ou seja, a conhecida teleconferência. Alternar interlocutores, deixando um ou outro esperando na linha, além de improdutivo, é falta de educação e, pode constranger que não tem nada há haver com o assunto, especialmente quando este envolve situações de constrangimento.

Espere o alô final
Tenha cuidado de não desligar, bater o telefone na cara, antes do diálogo terminar. Para ter certeza de que a conversa foi encerrada, ouça a saudação final e responda de forma complementar. Isto evitará uma nova ligação, consequentemente perda de tempo.

Evite boi na linha
Use o recurso de viva voz moderadamente, pois muitas vezes ele prejudica a qualidade da ligação, ao mesmo tempo em que pode atrapalhar o diálogo. Quando muitas pessoas participam de uma conversa, especialmente por meios remotos, a probabilidade de perda de foco e tempo é uma realidade muito comum.

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