Atenda
qualquer chamada no máximo ao terceiro toque. Além de educado, isto evita que o
seu interlocutor perca tempo e você também. Sucessivos toques tiram o poder de
concentração reduzindo a produtividade.
Atenda cordialmente
Seja
educado, solícito e preciso ao atender qualquer chamada, de modo que a pessoa
possa obter a informação desejada prontamente. Assim, no mínimo informe qual é a empresa, o departamento, o atendente e a saudação de atendimento.
Não jogue conversa fora
Não
caia na tentação de falar com diversas pessoas ao mesmo tempo, usando
diferentes telefones, ou seja, a conhecida teleconferência. Alternar
interlocutores, deixando um ou outro esperando na linha, além de improdutivo, é
falta de educação e, pode constranger que não tem nada há haver com o assunto,
especialmente quando este envolve situações de constrangimento.
Espere o alô final
Tenha
cuidado de não desligar, bater o telefone na cara, antes do diálogo terminar.
Para ter certeza de que a conversa foi encerrada, ouça a saudação final e
responda de forma complementar. Isto evitará uma nova ligação, consequentemente
perda de tempo.
Evite boi na linha
Use
o recurso de viva voz moderadamente, pois muitas vezes ele prejudica a qualidade da
ligação, ao mesmo tempo em que pode atrapalhar o diálogo. Quando muitas
pessoas participam de uma conversa, especialmente por meios remotos, a
probabilidade de perda de foco e tempo é uma realidade muito comum.
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